quarta-feira, 29 de outubro de 2008


Liberdade de expressão é coisa que só existe na teoria. Dizer que sua vida é um livro aberto é o mesmo que dizer que não tem preconceito em relação a nada. Todo mundo tem algum segredo que não conta nem pro travesseiro.
Mas às vezes é necessário não se expressar livremente. Não dá pra dizer na cara daquele seu colega de trabalho mala, que você não gosta dele. A relação azedaria e com o passar do tempo um dos dois seria demitido. Também não dá pra dizer a sua namorada que o penteado novo dela é horrível, a menos que você queira uma oportunidade de ficar solteiro e curtir o próximo carnaval em Salvador. Uma vez li uma entrevista com Gilberto Gil onde ele afirmava que a hipocrisia é um mal necessário. Concordo plenamente, hipocrisia é uma ferramenta de convivência e controle social.
A humanidade faz uso inconsciente da hipocrisia a séculos. Leia e veja se você não concorda comigo:
- Quantas vezes você (principalmente se você for mulher) já disse a sua mãe que ia ao cinema quando na verdade foi ao Motel? Imagine a reação dela se você falasse “Mãe vou pegar aquela hidromassagem na suíte Dubai e só volto mais tarde! Não me espere pra jantar!”?
- Quantas vezes sua namorada já perguntou se você acha a aquela amiga dela bonita e você diz: “Prefiro você!”, quando na verdade até ela sabe que a amiga é infinitamente mais gostosa. Meia hora depois você estaria se matriculando numa academia, porque é isso que todo homem faz quando fica solteiro.
- Quantas vezes você não marcou com aquela mina e na hora H ligou pra ela dizendo que estava doente, só porque apareceu algo melhor pra fazer? Imagine o que ela pensaria se você dissesse que desistiu do encontro porque estava mais afim de tomar uma com os amigos do que sair com ela? (Meninas... isso acontece!)
- Quantas vezes você não deu aquela barrigada no banheiro e ainda saiu reclamando do cheiro pra que todo mundo pensasse que não foi você? Imagine a fama de “intestino podre” que você teria se não se esquivasse.
- Quantas vezes você não fingiu estar dormindo no ônibus só pra não ceder o lugar a alguém mais velho que, provavelmente se posicionou estrategicamente do seu lado imaginando que você cederia o lugar? Só você sabe o quanto está cansado depois de trabalhar o dia inteiro e já ter pego uns três ônibus antes desse.É claro que ninguém deve fazer de sua vida é um livro fechado, colocar uma máscara e nem agir como um personagem de peça de teatro, mas venhamos e convenhamos... não dá pra ser um Super-sincero o tempo todo!

Um comentário:

Henrique Hemidio disse...

Os exemplos não foram assim tão satisfatórios mas o conteúdo é verossímil...